O papel da governança trabalhista para a sustentabilidade empresarial
A governança trabalhista é um meio eficiente de gerir as relações de trabalho, aumentar a eficiência das empresas e garantir a sua sustentabilidade. A gestão, as estratégias, perspectivas e desafios das relações de trabalho no cenário da Governança serão discutidos durante o 2º Seminário de Governança Trabalhista, promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Trabalhista (IBGTr), no dia 10 de novembro, na EBS Business School. Conversamos com Danielle Vicentini Artigas, presidente do IBGTr:
Qual a importância de se discutir a governança trabalhista nos dias de hoje?
Não há crescimento sustentável sem governança trabalhista, e há muito já se ultrapassou o conceito de que apenas os atos contábeis de uma empresa devem ser submetidos a rigorosos controles internos e de transparência. Hoje, as relações de trabalho dentro de uma empresa devem ser tão monitoradas e geridas quanto qualquer operação contábil sob a pena de não se manterem saudáveis as estruturas de uma empresa a fim de lhe garantir sua sustentabilidade.
Como o IBGTr pode ajudar as empresas?
O IBGTr pode ajudar as empresas a discutir e disseminar a Governança Trabalhista por meio de eventos, seminário, encontros e cursos in company, propiciando que recebam conteúdo e ao mesmo tempo façam um benchmarking com as demais empresas do mesmo ramo ou até mesmo de seguimentos distintos. O Instituto está antenado a todas as novidades legislativas e de gestão e tende a discutir estes assuntos de uma forma inovadora e com conteúdo.
Como a governança trabalhista pode melhorar a competitividade e garantir a sustentabilidade de uma empresa?
Qualquer empresa que tenha uma gestão de riscos eficiente possui alicerce para competir. No entanto, a gestão de riscos deve obrigatoriamente incluir a área trabalhista dentro do conceito de governança, com vários pilares de gestão da empresa coordenados entre si e com fluxos de comunicação bem definidos e sempre em prática.
Quais assuntos serão discutidos no seminário?
Especialistas em governança trabalhista, como o professor da FGV-Rio, Luiz Guilherme Migliora; o conselheiro da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), Edmar Gualberto e o advogado trabalhista Luis Fernanco Cavalari Faller, associado do escritório Becker Direito Empresarial, além de gestores da área jurídica e de recursos humanos de empresas como Renault do Brasil, Aker Soluctions, ThyssenKrupp Elevadores e Paraná Banco trocarão experiências sobre gestão estratégica do passivo trabalhista, reforma trabalhista e o RH como protagonista de resultados. A programação completa, bem como o currículo dos palestrantes, está disponível no site www.ibgtr.com.br.

- Comitê Compliance – Julho 2020 - 22 de julho de 2020
- A Arte de Reconhecer - 2 de julho de 2020
- Sonho, Planejamento e Disciplina: a Trilogia da Felicidade - 18 de junho de 2020
- O NORMAL PARA MIM - 8 de junho de 2020
- ATIVIDADES SUSPENSAS POR 2 SEMANAS - 20 de março de 2020
- MP DA LIBERDADE ECONÔMICA E SEUS IMPACTOS NO DIREITO DO TRABALHO - 5 de setembro de 2019
- COMO FICOU O TRABALHO EM DOMINGOS E FERIADOS COM A NOVA PORTARIA? - 5 de setembro de 2019
- TST AUTORIZA A REDUÇAO DE PAGAMENTO DE PENSÃO MENSAL VITALÍCIA SE ESTA FOR PAGA EM PARCELA ÚNICA - 5 de setembro de 2019
- MEU EMPREGADO FARÁ UM CURSO OBRIGATÓRIO FORA DO HORÁRIO DE EXPEDIENTE. DEVO PAGAR HORAS EXTRAS? - 5 de setembro de 2019
- SEGURO GARANTIA COMO SUBSTITUTO DO DEPÓSITO RECURSAL – CUIDADOS NECESSÁRIOS - 24 de maio de 2019