O século XXI tem apresentado um salto de desenvolvimento altíssimo, com novas tecnologias surgindo de maneira exponencial, fazendo com que o cotidiano hoje seja bem diferente do que foi há apenas 20 anos. Equipamentos e aplicativos que colocam o mundo na palma de nossas mãos, somados ao momento de pandemia com infinitas incertezas econômicas, políticas, educacionais e de saúde, e com uma alta dose de oportunismo (“a ocasião faz o ladrão”), fazem com que estejamos inseridos em um ambiente extremamente hostil e inseguro.
Esse é um breve contexto do que estamos passando hoje em dia no mundo virtual da internet, onde a engenharia social está em constante captura de nossos dados pessoais para os mais diversos (e escusos fins), tendo como pano de fundo toda a incerteza da pandemia do covid-19. Por mais que busquemos meios de nos proteger contra esse “lado profundo” da web, sempre a genialidade humana estará testando falhas nos processos, meios, ferramentas de proteção. Parece-nos que todos se esquecem de um pequeno detalhe: as pessoas. Se cada um de nós não conseguir criar a consciência do risco a que estamos expostos, inclusive nos resguardando em redes sociais perante nossos “amigos”, não haverá meios que nos livrem de todos esses males.
A contribuição individual de cada um de nós à construção de um ambiente virtual mais seguro e confiável é fundamental e anterior a qualquer processo ou procedimento que empresas ou governos sejam obrigados a elaborar e cumprir.
Por Murilo Roberti, Compliance Officer, também coordenador do Comitê de Compliance do IBGTr.

- Comitê Compliance – Julho 2020 - 22 de julho de 2020
- A Arte de Reconhecer - 2 de julho de 2020
- Sonho, Planejamento e Disciplina: a Trilogia da Felicidade - 18 de junho de 2020
- O NORMAL PARA MIM - 8 de junho de 2020
- ATIVIDADES SUSPENSAS POR 2 SEMANAS - 20 de março de 2020
- MP DA LIBERDADE ECONÔMICA E SEUS IMPACTOS NO DIREITO DO TRABALHO - 5 de setembro de 2019
- COMO FICOU O TRABALHO EM DOMINGOS E FERIADOS COM A NOVA PORTARIA? - 5 de setembro de 2019
- TST AUTORIZA A REDUÇAO DE PAGAMENTO DE PENSÃO MENSAL VITALÍCIA SE ESTA FOR PAGA EM PARCELA ÚNICA - 5 de setembro de 2019
- MEU EMPREGADO FARÁ UM CURSO OBRIGATÓRIO FORA DO HORÁRIO DE EXPEDIENTE. DEVO PAGAR HORAS EXTRAS? - 5 de setembro de 2019
- SEGURO GARANTIA COMO SUBSTITUTO DO DEPÓSITO RECURSAL – CUIDADOS NECESSÁRIOS - 24 de maio de 2019