Comitê Compliance – Julho 2020

 

 

O século XXI tem apresentado um salto de desenvolvimento altíssimo, com novas tecnologias surgindo de maneira exponencial, fazendo com que o cotidiano hoje seja bem diferente do que foi há apenas 20 anos. Equipamentos e aplicativos que colocam o mundo na palma de nossas mãos, somados ao momento de pandemia com infinitas incertezas econômicas, políticas, educacionais e de saúde, e com uma alta dose de oportunismo (“a ocasião faz o ladrão”), fazem com que estejamos inseridos em um ambiente extremamente hostil e inseguro.

Esse é um breve contexto do que estamos passando hoje em dia no mundo virtual da internet, onde a engenharia social está em constante captura de nossos dados pessoais para os mais diversos (e escusos fins), tendo como pano de fundo toda a incerteza da pandemia do covid-19. Por mais que busquemos meios de nos proteger contra esse “lado profundo” da web, sempre a genialidade humana estará testando falhas nos processos, meios, ferramentas de proteção. Parece-nos que todos se esquecem de um pequeno detalhe: as pessoas. Se cada um de nós não conseguir criar a consciência do risco a que estamos expostos, inclusive nos resguardando em redes sociais perante nossos “amigos”, não haverá meios que nos livrem de todos esses males.

A contribuição individual de cada um de nós à construção de um ambiente virtual mais seguro e confiável é fundamental e anterior a qualquer processo ou procedimento que empresas ou governos sejam obrigados a elaborar e cumprir.

Por Murilo Roberti, Compliance Officer, também coordenador do Comitê de Compliance do IBGTr.

Posted in Artigos, Comitê de Compliance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *